terça-feira, 23 de março de 2010

Galerias no Interior da Barragem

A barragem de Castelo do Bode, ao contrário do que muitas pessoas pensam, apresenta diversas galerias no seu interior e até um elevador.
Logo no topo da barragem, por debaixo da estrada, existe uma galeria de coroamento com uma extensão próxima do total coroamento da barragem. Esta galeria possui uma ligação ao elevador que circula desde a central hidroeléctrica até a esta galeria e possui mais duas ligações ao exterior da barragem por duas portas que se podem ver no coroamento da barragem, uma próximo do topo Norte e outra aproximadamente a meio do coroamento. A galeria de coroamento também dá acesso a uma varanda sobre os descarregadores de cheias e no extremo Sul tem ligação à galeria de drenagem.

Um nível abaixo da galeria de coroamento existe outra galeria à cota 90,5m. Esta galeria tem um comprimento inferior à galeria de coroamento. Para além de esta servir para inspecção, dá acesso aos descarregadores de cheias e à sala de controlo manual destes.

À cota 72,50 existe uma curta galeria de inspecção apenas com acesso ao elevador.

A última galeria horizontal situa-se à cota 48,5m. Esta galeria faz a ligação entre a central hidroeléctrica e a barragem. No extremo sul desta galeria existe comunicação com a galeria de drenagem.

A galeria mais comprida é a galeria de drenagem. Esta galeria percorre toda a parte inferior da barragem, perto da zona de fundação, próximo do paramento de montante. Devido à sua acentuada inclinação e para permitir o uso da galeria para inspecção, existem escadas e um corrimão de apoio para se poder circular nesta.
Ao contrário da outras galerias esta tem uma função bastante importante no comportamento estrutural da barragem. A sua função é diminuir a pressão ascensional que se desenvolve de baixo para cima nas fundações da barragem devido à pressão intersticial da água na rocha de fundação. Esta força pode ser diminuída durante a construção com a injecção das fissuras e aberturas existentes, mas não pode ser eliminada.
A galeria de drenagem consegue diminuir uma importante componente da pressão ascensional através de furos verticais, que são realizados ao longo desta e que se estendem até ao solo de fundação. Estes furos vão libertar a pressão intersticial provocada pela água, dando a possibilidade da mesma subir pelos furos para o interior da galeria de drenagem. Os furos poderão ter diâmetros entre os 5cm e 15cm e profundidades entre os 10 metros e os 30 metros. Na zona mais baixa da galeria de drenagem, à cota 17m, existe uma galeria radial que encaminha as possíveis águas que subam à galeria de drenagem, para jusante.


Poderá ver imagens das galerias neste post.

Sem comentários:

Enviar um comentário