segunda-feira, 8 de março de 2010

Uma Semana de Descargas

Este parece ser um ano de muitas descargas nas barragens Portuguesas, como consequência do elevado volume de precipitação que caiu sobre o território nacional. Os terrenos já atingiram o ponto de saturação levando a que uma maior quantidade de água de precipitação nas bacias hidrográficas chegue aos cursos de água e aumente assim o caudal destes.
O caudal do rio Zêzere já levou à abertura dos descarregadores da barragem de Castelo do Bode por duas vezes durante este ano, para deixar passar os mais de 500m3/s de água que o rio transportou durante os últimos dias.

Hoje é já o 13º dia consecutivo em que a barragem de Castelo do Bode está a realizar descargas apesar de o caudal descarregado agora ser bastante inferior ao descarregado à uma semana atrás. Hoje a barragem deverá estar a descarregar, pela sua descarga de fundo, um caudal a rondar os 100m3/s enquanto que à uma semana atrás esse caudal era superior a 500m3/s, com recurso ao descarregador de superfície.
A diminuição das descargas nos últimos dias levou a uma subida da cota de água na albufeira, aumentando assim as reservas de água. Este aumento pode ser explicado pelas previsões meteorológicas que dão uma ausência de precipitação para o resto da semana, prevendo-se assim que as descargas terminem durante a semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário