sexta-feira, 30 de abril de 2010

Castelo do Bode vs Malpasset

A construção da barragem de Malpasset no sul de França, mais especificamente no rio Reyran, foi iniciada em 1952 e terminada em 1954. A principal diferença entre a barragem de Castelo do Bode e a barragem de Malpasset é que esta ultima já não existe enquanto que Castelo do Bode continua a marcar a paisagem no vale do Zêzere.
A barragem de Malpasset ruiu na noite do dia 2 de Dezembro de 1959, após 5 anos de enchimento da albufeira. Quando a albufeira estava a chegar à sua cota máxima de água, forte chuvas fizeram subir o nível de água na albufeira muito rapidamente obrigando a barragem a abrir a sua descarga de fundo. Apesar dos 40m3/s descarregados, passadas algumas horas da abertura a barragem colapsou.

A barragem de Malpasset era uma barragem em abóboda com dupla curvatura, muito semelhante à barragem da Bouçã situada a montante da barragem de Castelo do Bode.
A barragem apresentava 60 metros de altura, cerca de metade da altura da barragem de Castelo do Bode. O seu coroamento apresentava menos 179 metros de comprimento que os 402 metros de Castelo do Bode e devido à diferença no tipo de barragem, Malpasset era bastante menos espessa que a barragem de Castelo do Bode. Para se ter ideia da diferença, a barragem de Castelo do Bode apresenta uma espessura no topo que é cerca de duas vezes a espessura da barragem de Malpasset na base e a espessura no topo nesta ultima era de apenas 1,5 metros. Na época a Barragem de Malpasset foi a grande barragem com menor espessura construída em toda a Europa.


A barragem de Malpasset apresentava um descarregador de cheias sobre a soleira, numa extensão de 30 metros, semelhante ao apresentado na barragem da Bouçã, mas bastante diferente do descarregador em orifício da barragem de Castelo do Bode.
A albufeira de Malpasset, que apenas servia para abastecimento de água, tinha uma capacidade cerca de 22 vezes inferior à albufeira de Castelo do Bode, o que era esperado devido à sua menor altura.

Apesar de ambas as barragens terem o mesmo projectista principal, a barragem de Castelo do Bode nunca teve problemas estruturais relevantes, enquanto que a barragem de Malpasset ruiu ao primeiro enchimento. Em baixo é possível ver uma imagem do antes e depois do desastre.


A ruptura da barragem provocou uma onda de cheia que apresentava 40 metros de altura logo após a barragem, diminuindo esta com a distância à barragem, apresentando uma altura de 3 metros na cidade de Fréjus, cerca de 10km a jusante. Esta onda provocou a morte a 423 pessoas, para além dos elevados prejuízos materiais como a queda de uma ponte de uma auto-estrada em construção, e a completa destruição de duas localidades próximas da barragem.


A rotura da barragem foi provocada pela instabilidade das fundações. Apesar do solo onde a barragem estava implantada ter capacidade para absorver todas as forças que a barragem transmitia, a falta de mais e melhores estudos geotécnicos impossibilitou a verificação da heterogeneidade do solo numa das margens do rio. Com o aumento das forças aplicadas sobre os encontros nas margens, devido à subida do nível da água, começou a formar-se uma fenda com uma espessura entre os 2,5 cm e os 5 cm, que levou a uma rotação e um levantamento da barragem, culminando com a sua rotura.



Fontes:
  • http://en.wikipedia.org/wiki/Malpasset_Dam
  • http://www.beyond.fr/sites/malpasset.html
  • http://matdl.org/failurecases/Dam%20Cases/malpasset_dam_failure.htm
  • http://www.ecolo.org/documents/documents_in_french/malpasset/malpasset.htm
  • http://en.structurae.de/structures/data/index.cfm?id=s0000335

Sem comentários:

Enviar um comentário