sexta-feira, 9 de abril de 2010

Qualidade da Água na Albufeira

Todos os anos milhares de pessoas deslocam-se, durante a época balnear, até à albufeira de Castelo do Bode. Este é um lugar onde se pode fazer pratica balnear condicionada aos locais destinados.
A maioria das pessoas que frequenta esta zona não tem conhecimento da qualidade da água que utilizam e dos perigos que podem correr estando a tomar banho em águas com má qualidade.

Os usos que se fazem das margens da albufeira têm uma grande influência na qualidade da água da mesma. Os terrenos agrícolas nas margens da albufeira poderão levar a que os fertilizantes usados nas terras atinjam a água da albufeira provocando a floração das águas e diminuição da sua transparência.
Outras fontes pontuais de poluição que existem na albufeira são as descargas directas e as fossas sépticas colectivas de alguns aglomerados urbanos. Estas fontes têm um grande impacto na poluição das águas e por isso todos estes emissores estão identificados, como se pode ver na imagem seguinte, onde se mostra as ETAR, as descargas directas e as fossas sépticas colectivas existentes na albufeira de Castelo do Bode.

Fonte: http://snirh.pt

Ao nível da qualidade da água na albufeira os valores dos parâmetros a considerar nesta avaliação têm registado alterações significativas em alguns anos. No ano de 2006, um dos piores anos em termos de qualidade da água na albufeira, os valores de coliformes totais não estavam dentro do intervalo admissível para a prática balnear. Esta contaminação anormal ocorreu por uma origem natural desconhecida e era mais intensa na zona da albufeira próxima da barragem.
Os casos mais graves de contaminação das águas estão localizados perto da barragem, na zona da Aldeia do Mato e na torre de captação de água da EPAL. Nesta zona a qualidade da água tem vindo a deteriorar-se colocando mais dificuldades ao processo de transformação da água da albufeira em água potável, por parte da EPAL.

Entre os anos de 1995 e 2008, a água da albufeira obteve uma classificação, quanto à qualidade para prática balnear, de "Boa" em oito vezes, "Razoável" em quatro vezes, "Má" uma vez e "Muito má" também uma vez. No panorama nacional, no ano de 2008, 35,5% das zonas analisadas obtiveram uma classificação de "Bom", 28% uma classificação de "Razoável" e 11,8% uma classificação de "Muito má". De realçar que não existiu nenhum "Excelente" no ano de 2008.
Em seguida mostra-se um gráfico com essas mesmas classificações para a albufeira de Castelo do Bode.

Fonte: http://snirh.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário