sábado, 16 de outubro de 2010

Histórias do Camião Gigante

Na década de 40 e 50 do século passado, durante a construção de muitas Barragens Nacionais, foi necessário adquirir um camião que permitisse realizar o transporte de máquinas de grande porte para as Centrais, tal como são as turbinas. Tal como já foi referido aqui no blog, esse camião devido à sua grande dimensão para a época, foi palco de inúmeras historias um pouco por todos os lugares por onde passava.

Coloco aqui um documento com alguns relatos sobre o Camião Gigante, como por exemplo:

"(...) a primeira viagem daqui para o Castelo de Bode levou um mês!! (...) Um mês!! Um mês!! (...) era a primeira vez e havia que fazer reforços de muita coisa: de viadutos, não é, de… obras que atravessavam a estrada, não é. De maneira que isso levou… e tínhamos que levar sempre um… uma grua móvel … e tínhamos uns… uns estrados próprios para montar e para preservar essas coisas todas, era muito trabalhoso. E aquilo, quando andava a 100 quilómetros à hora já era
muito, não é. Portanto, era muito moroso. Mas depois, claro, nós fomos - a pouco e pouco - fomos reduzindo as coisas que tínhamos que… que proteger, porque fazíamos outros desvios (...) para evitar essas coisas."

2 comentários:

  1. Estava interessado,em saber se o camião gigante,está em algum museu,ou simplesmente desapareceu

    ResponderEliminar
  2. Não conheço a resposta à sua questão mas irei tentar descobrir. O mais provável será mesmo o seu desaparecimento.

    ResponderEliminar